Igreja da cidade de Piedade é elevada a Basílica menor pelo Papa Francisco
- 17/01/2024
O Papa Francisco concedeu o título de Basílica menor à Igreja matriz Nossa Senhora da Piedade, da cidade de Piedade, interior de São Paulo. Pertencente à arquidiocese de Sorocaba, a igreja da Piedade completa este ano 177 anos de evangelização.
Uma missa para a instalação da Basílica será celebrada no dia 03 de fevereiro às 15h. Neste dia o arcebispo dom Júlio Endi Akamine, dará a bênção apostólica com indulgencia plenária.
Para a concessão do título, o processo foi iniciado em 2022 com a aprovação do arcebispo e do conselho de presbíteros da arquidiocese. Depois o envio de uma carta de solicitação ao presidente da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na época, dom Walmor Oliveira Azevedo, e a aprovação da abertura do processo pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
No dia 6 de outubro de 2023, o arcebispo dom Júlio Endi recebeu o decreto que confere à igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade o título e a dignidade de Basílica menor.
Basílicas maiores e menores: conceito
Conhecidas antigamente como basílicas patriarcais e, hoje, chamadas de basílicas papais, as Basílicas maiores estão, desde o século XVII, diretamente sob autoridade do Papa. Têm privilégios especiais e abrigam um altar e um trono papal. No Jubileu ou Ano Santo as suas “portas santas” são abertas. São Elas: São Pedro, no Vaticano, São João de Latrão (sede da diocese de Roma, cujo bispo é o Papa), São Paulo Extramuros e a Santa Maria Maior.
O titulo de Basílica menor ou Basílica é concedido pelo Papa a igrejas em diversos países do mundo consideradas importantes por diversos motivos, a saber, a veneração que lhe devotam os cristãos, a transcendência histórica e beleza artística de sua arquitetura e decoração. Das 1.550 Basílicas menores espalhadas pelo mundo, 65 estão no Brasil. Entre elas está a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, a segunda maior do mundo depois da Basílica de São Pedro.
Um pouco de história
A Paróquia Nossa Senhora da Piedade é a quinta paróquia mais antiga da arquidiocese de Sorocaba. Tem o início de sua história no começo do século XIX, quando algumas famílias vindas de localidades vizinhas, especialmente de Sorocaba, estabeleceram-se às margens do rio Pirapora em sua confluência com o ribeirão dos Cotianos.
De acordo com relatos, entre os anos de 1831 a 1835, um comerciante doou a Vicente Garcia, um dos primeiros moradores da várzea, uma imagem de Nossa Senhora da Piedade. A partir de então deu-se o início a construção de uma capela, abençoada por dom Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade, então bispo de São Paulo, no dia 20 de maio de 1840. Esta data corresponde, também, ao dia da fundação da cidade de Piedade.
Embora contenha traços lusitanos, a Igreja tem uma arquitetura neoclássica. O estilo lusitano maneirista, próprio no Brasil, pode ser notado nas fachadas com figuras geométricas básicas, frontões triangulares, janelas próximas e paredes de pedra. Já o neoclássico se observa na presença significativa e predominante de mármores e afrescos em seu interior. No presbitério, átrio frontal e átrios laterais encontramos importantes obras sacras de artistas renomados como Bruno de Giusti, Enrico Bastiglia, Tunisi e Agilson Gavioli.