Cardeais farão visita conjunta ao túmulo do Papa Francisco

  • 25/04/2025

Quarta Congregação Geral dos Cardeais aconteceu nesta manhã e seguiu com a reflexão sobre a Igreja e o mundo

Da Redação, com Sala de Imprensa da Santa Sé

Foto: Reprodução Vatican News

Um comunicado da sala de imprensa da Santa Sé informou um resumo de como foi a quarta Congregação Geral dos Cardeais na manhã desta sexta-feira, 25. O encontro contou com a presença de 149 cardeais.

Após um momento de oração, os cardeais que ainda não tinham feito seu juramento puderam fazê-lo, de acordo com o que prevê a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis. Os cardeais continuaram com a leitura do referido documento, do capítulo 27 até o 32.

Foi decidido que, no domingo, os cardeais farão uma visita em conjunto ao túmulo do Papa Francisco, na Basílica de Santa Maria Maior, a chegada está prevista para as 16h. Os cardeais atravessarão a Porta Santa, visitarão o túmulo de Francisco e depois a capela onde está o ícone da Salus Populi Romani. Então, celebrarão as vésperas.

Na reunião de hoje, um total de 33 cardeais fizeram intervenções, no âmbito da reflexão partilhada sobre a Igreja e o mundo. Ao término, o mestre das celebrações litúrgicas, Dom Diego Ravelli, fez uma intervenção para ilustrar como será o rito das exéquias. Foi confirmada a vontade de que se trate das exéquias de um pastor, não de um soberano, segundo as escolhas litúrgicas desejadas pelo Papa Francisco e por ele aprovadas em junho de 2024.

A quinta Congregação Geral será na segunda-feira, às 9h.

O povo se despede de Francisco

Ainda segundo o comunicado, até as 12h (hora local) de hoje, cerca de 150 mil pessoas passaram pela Basílica de São Pedro para prestar sua última homenagem ao Papa Francisco. A Basílica fechará às 19h, mas às 18h terminará o acesso à fila.

Depois, às 20h, ocorrerá o rito de fechamento do caixão do Papa Francisco, um ato privado, sem transmissão. 

Com relação às exéquias, a lista provisória indica a presença de 160 delegações de vários países, incluindo aproximadamente 50 chefes de Estado e 10 soberanos reinantes. Seguindo o protocolo, todos os representantes ficarão do lado direito da Basílica. Na primeira fila, os presidentes da Argentina (a terra natal do Papa) e da Itália, seguidos dos chefes de Estado por ordem alfabética dos Estados representados.

Após a missa, o cortejo fúnebre não passará pela Praça São Pedro, mas retornará à Basílica. Em seguida, num veículo aberto para permitir ver o caixão, sairá do Estado da Cidade do Vaticano pela Porta del Perugino, em direção à Basílica de Santa Maria Maior. O trajeto deverá durar entre 30 e 40 minutos e o veículo que transportará o corpo do Papa seguirá numa velocidade de aproximadamente 10 km por hora. As imagens da procissão serão transmitidas ao vivo pelos canais do Vatican Media e a transmissão terminará na chegada à Basílica Liberiana. O rito de sepultura será um ato privado. Por fim, às 21h, o Cardeal Rolandas Makrickas rezará o Terço em sufrágio pelo Papa Francisco do lado de fora da Basílica.

Estão prevista, para os jornalistas visitas à Basílica de Santa Maria Maior no domingo, segunda e terça-feira. Ao todo, são 2700 jornalistas credenciados para a cobertura destes dias.

O post Cardeais farão visita conjunta ao túmulo do Papa Francisco apareceu primeiro em Notícias.

FONTE: https://noticias.cancaonova.com/igreja/cardeais-farao-visita-conjunta-ao-tumulo-do-papa-francisco/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Terra Seca

Thiago Brando

top2
2. Meu Deus Eu Creio

Padre Reginaldo Manzotti

top3
3. Sobre Jesus

Izabel Carvalho

top4
4. Utopia

Thiago Brado - Utopia

top5
5. Tomé

Davidson Silva

Anunciantes